
Entre as melhorias que a TUPY vem promovendo há mais de uma década, o tratamento de efluentes exigiu especial atenção. Com investimentos de R$ 7,8 milhões, a empresa construiu e está operando regularmente, desde 2007, no parque fabril de Joinville, duas novas estações – A ETE GHW e a ETE Principal, que juntas têm capacidade para tratar 48 m3 por hora de efluentes industriais e sanitários.
Cuidar dos efluentes sanitários, originários de banheiros e cozinhas que atendem a cerca de oito mil empregados, é um grande avanço e uma contribuição importante da TUPY ao saneamento da cidade. Outro avanço significativo está no fato do sistema funcionar em circuito fechado, permitindo que toda a água resultante retorne aos processos fabris. O reuso de água, além de uma contribuição ao meio ambiente, resulta também em economia de recursos financeiros, visto que menos água é demandada do serviço de abastecimento público. Em quatro anos, a empresa reduziu o consumo de água potável em 48%.
Ainda sobre economia de água, vale ressaltar que edificações novas foram projetadas para captar água de chuva e essa vem sendo utilizada pela TUPY na lavação de veículos e em alguns processos industriais, contribuindo também para a redução do consumo de água originária de fontes externas.

|