Empresa Código de Ética Produtos Tecnologia Meio Ambiente Pessoas Trabalhe Conosco Investidores Imprensa
Meio Ambiente Tupy
Foto Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da TUPY monitora as emissões atmosféricas e a qualidade do ar, as águas subterrâneas, os níveis de ruído e a separação e destino final dos resíduos. Esses indicadores permitem à empresa a busca da melhoria contínua e o permanente desenvolvimento de ações, com vistas a reduzir o uso de recursos naturais e a eliminar ou minimizar os impactos de suas atividades produtivas no meio ambiente.

Desde a implantação do SGA, em 2000, a empresa já investiu mais de R$ 100 milhões em obras, equipamentos e melhorias nos processos, nas suas plantas industriais de Joinville e Mauá. Entre as melhorias implantadas estão novos sistemas de exaustão e controle dos fornos, que captam materiais particulados por meio de filtros de manga, com índices de eficiência que variam entre 90 e 98%. Também efluentes e resíduos têm merecido grande atenção da empresa. Novas estações de tratamento foram projetadas e construídas nesse período, e o aterro industrial próprio, na planta de Joinville, foi inteiramente readequado observando as mais rigorosas exigências ambientais.

A Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (FATMA), órgão responsável pela fiscalização, emissão de licenças e acompanhamento das melhorias obtidas pelo SGA da TUPY, reconheceu avanços em 2005, ao atribuir à empresa o “Prêmio Fritz Müller”, reconhecimento que se repetiu em 2007, quando a TUPY novamente foi homenageada com o referido prêmio.
Nesse mesmo ano, a empresa conquistou também o Prêmio Expressão de Ecologia.